Oii mamães, tudo bem com vocês?
Meu nome é Gleicy Martins, sou fotógrafa de família e ensaios femininos. Hoje quero falar com vocês sobre um assunto que despertou minha curiosidade e foi o que me motivou a fazer esse artigo, que são as mamães de primeira viagem.
Ser mãe é algo tão lindo e tão desafiador ao mesmo tempo, né?
E, muitas vezes as mães que estão vivenciando essa experiência pela primeira vez podem ficar um pouco perdidas em determinadas situações.
Eu ainda não sou mãe, mass pretendo ser haha. Então, sei que esse artigo ajudará não só a vocês, como a mim também quando for a hora.
Só lembrando, que não sou especialista na área e nem médica. A melhor opção é sempre conversar com seu médico, pois ele dará as instruções de acordo com o que vocês precisam.
As dicas que vou passar aqui foram vivenciadas por algumas mamães que já fotografei e algumas amigas. Selecionei as mais importantes para vocês.
E, espero contribuir de alguma forma, para que esse momento se torne ainda mais lindo e incrível para vocês. Chega de enrolação e vamos às dicas, né?
1 - COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ COM FRIO?
As vezes, nos primeiros dias não sabemos como lidar com tantas tarefas, né verdade? A primeira dica é para que você identifique rapidamente se o bebê está com frio.
Verifica se a pele dele está com 'rendinhas' avermelhadas. E se as mãozinhas estão frias. Esses sinais indicam que seu bebê está com frio.
2 - PARA MAMÃES QUE QUEREM QUE SEU BEBÊ ACOSTUME A DORMIR NO BERÇO.
Para isso, é importante evitar colocar o bebê para mamar na cama nos primeiros dias. Assim que ele terminar de mamar e arrotar, já o coloca no berço.
Isso vai facilitar para que ele consiga acostumar a dormir sempre lá, mas rápido.
3 - AMAMENTAÇÃO
Quando o assunto é amamentação nos primeiros dias, sabemos que nem tudo são flores, né? Existem alguns fatores que podem ocasionar em algumas dores. Como: rachaduras, pequenas fissuras nos seios, muito leite ou até mesmo a pega errada do bebê na hora de mamar. Segundo algumas mães que conversei essa dor pode durar de 15 a 20 dias.
Pensando em amenizar um pouco essas dores, falarei mais sobre esse assunto em 2 tópicos.
Primeiro, para aliviar ou amenizar um pouco a dor, você pode massagear ao redor dos seios e da auréola antes de colocar o bebê para mamar.
Caso o seu seio esteja muito cheio, que pode acontecer de empedrar o leite, sugiro que seja feita uma massagem e após, uma ordenha para retirar o leite que estava empedrado.
Para evitar que isso aconteça, recomendo que tenha o hábito de fazer ordenhas algumas vezes no dia, pois assim você pode inclusive doar o seu leite, para algum bebê cuja mãe, por algum motivo não possa amamentar.
Procure o banco de leite mais próximo e doe, você pode ajudar outras crianças que precisem do leite materno.
4 - COMO ACELERAR O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DO SEIO?
Uma mamãe me indicou um protetor de silicone. O que ela usou foi da marca ComfortGel, disse que é ótimo, pois acelera bastante a cicatrização do seio e ajuda a aliviar a dor. Além, claro, de evitar que o leite vaze.
Ela sugeriu, também, 1 pomada que usou, para prevenir as rachaduras e fissuras nos mamilos, o nome é: HPA Lanolin, da Lansinoh.
5 - COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE?
Acontece de algumas mães produzirem pouco leite. Então, essa dica é para as mamães que sofrem com isso.
Consumir aveia e quinoa, todos os dias, pois são alimentos que ajudam na produção de leite.
Também não podem esquecer de beber muita água e se alimentar bem nesse período. Nada de dietas.
Algumas bombas de tirar leite, estimulam essa produção, pois imitam a sucção do bebê, o que faz com o que o corpo produza mais o hormônio, Prolactina, que é o responsável pela produção de leite.
Lembrando que todas as dicas que dei aqui, foram dadas por outras mães, que viveram e estão vivendo essa experiência.
Algumas sugestões bônus:
- Pomada para assadura de bebê: A+D Prevent, o pote grande, dura em média 8 meses e não deixa a pele do bebê grudenta. Essa é importada, porém existem algumas lojas que vendem produtos infantis importados, onde é possível encontrar.
- Almofadas de amamentação: Ajudam a amenizar a dor na hora de dar mamar para o bebê, pois auxilia para que ele pegue da forma correta.
- Diário do bebê do Smiliguido: Uma forma fofa de registrar o desenvolvimento do seu bebê, tem espaços para colocar fotos e textos no decorrer do primeiro aninho dele.
- Algumas marcas de bombas para tirar leite: Medela e G-tech, que são elétricas. E, Multi Kids Baby, que tem elétrica e manual.
- O contato pele com pele da mãe com o bebê, na hora da amamentação, aumenta a produção do hormônio Prolactina.
E é isso, mamães!
Espero que essas dicas ajudem vocês de alguma forma a viver esse momento tão lindo, de maneira mais descomplicada.
Coloquem aqui nos comentários, se essas dicas foram úteis para vocês. E, se tiverem mais alguma dica que achem importante, comentem também, para que outras mamães possam saber.
Muito obrigada por terem lido até aqui.
Um abraço e até o logo.